logo

SEM ACORDO

Professores da rede municipal paralisam aulas para exigir piso salarial em Quatro Marcos; veja vídeo

De acordo com a categoria, o prefeito tem que administrar para cumprir o reajuste determinado por Lei e não extrapolar os limites de despesas com folha de pagamento.


Por Redação Popular Online

Professores da Rede Municipal de Ensino de São José dos Quatro Marcos (a 310 km de Cuiabá) paralisaram as atividades nas salas de aula nesta terça-feira, 2 de agosto, para exigir o reajuste do piso salarial aos profissionais da área.

 

Conforme o professor Jurandir da Silva Mota, a categoria reivindica o reajuste de 33,24% estabelecido pela Lei n.º 11.738 de 16 de julho de 2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

 

Segundo ele, a paralização ocorre após diversos diálogos com o prefeito, Jamis Silva Bolandin (Republicanos), que concedeu reajuste apenas de 13% aos profissionais. “Esse percentual foi a reposição concedida a todos os servidores públicos e gerou insatisfação da categoria que tem direito ao reajuste de 33,24% estabelecido por Lei”, observou.

 

Professor Jurandir Mota informou ainda que já houve vários diálogos e relatou que o argumento do prefeito municipal é de que se concedido o reajuste de 33,24% a administração pública irá extrapolar os limites de despesa total com pessoal, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Isso não cabe a gente definir como ele irá se adequar à lei, cabe a ele administrar e cumprir a Lei”, afirmou.

 

A paralização foi iniciada em frente à Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos e os manifestantes se deslocaram até a Prefeitura Municipal e posteriormente se reuniram no prédio da Câmara de Vereadores. De acordo com a categoria, o prefeito Jamis Silva não apareceu no manifesto.

 

A paralização dos profissionais está prevista para ocorrer somente nesta terça-feira.

 

A redação do Popular Online tentou contato com o gestor municipal, Jamis Silva Bolandin, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.